Prêmio Top of Mind Internet

Metodologia

A pesquisa Datafolha é um levantamento estatístico, por amostragem estratificada, com sorteio aleatório. O conjunto das pessoas com 14 anos ou mais que acessam a internet pelo menos 3 vezes por semana é tomado como universo da pesquisa.

A margem de erro decorrente desse processo de amostragem para o total da amostra é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.  Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O Datafolha utiliza o teste estatístico de proporções para determinar a marca vencedora no Top of Mind.

O teste estatístico em questão consiste em avaliar se a diferença encontrada entre os tops são, estatisticamente, diferentes de zero (0). Para isso calcula-se um intervalo de confiança para a diferença*:

Se o “zero” estiver neste intervalo, diz-se que não há diferença entre os tops testados, caso contrário, se o “zero” não estiver neste intervalo, então a marca que tem o maior top é a vencedora.

Para facilitar pode-se utilizar o quadro a seguir, que considera o Top of Mind de maior valor que está sendo analisado e a diferença encontrada.

Top mais alto que está sendo avaliado: Diferenças dos Top's
% de 80 a 20 ≥ 3pp
de 19 a 5% ou de 95% a 81% ≥ 2pp
menos de 5% ou mais de 95% ≥ 1pp
Quadro considera amostra com margem de erro de 2pp e Nível de confiança de 95%

Se a diferença entre os top´s for maior ou igual ao valor apontado no quadro a marca com o maior Top of Mind é a vencedora.

Exemplo Marcas Top of Mind Diferenças dos TOP's Marca Vencedora
Lojas On Line Americanas 17% 3pp Americanas
Mercado Livre 14%
DVD LG 16% 1pp LG e Sony empatam
Sony 15%

* A construção do intervalo toma como base nos tops encontrados, o tamanho da amostra e nível de confiança.

Top of Mind 2014

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